O que é Podologia

O QUE É PODOLOGIA – é a área da saúde especializada e dedicada aos cuidados das constantes agressões que os pés sofrem.

Quando procurar um podólogo?

O podólogo tem como função, tratar lesões superficiais, além de prevenir e orientar o aparecimento de lesões nos pés, como micoses nas unhas e entre os dedos, conhecida como frieiras, unhas encravadas, calos, calosidades e verrugas que são as doenças comuns dos pés.

O ideal é que procure o podólogo regularmente, pelo menos uma vez ao mês, mesmo que não haja lesões. Pois o trabalho do podólogo deveria ser preventivo. Mas a população procuram quando estão com algum problema instalado.

Como é feito o tratamento?

Depois de diagnosticado, o profissional aplicará o tratamento adequado. Mas basicamente, os procedimentos são de higienização, corte correto das unhas, retirada do excesso de pele para evitar o encravamento das unhas, remoção do excesso de queratina conhecida como calosidades, e hidratação para evitar as fissuras e ressecamento excessivo.

Todo instrumental passa por processo de esterilização em autoclave e os demais materiais utilizados são descartáveis. Obedecendo os critérios e padrões da Vigilância Sanitária.