Diabéticos

A Podologia é considerada de extrema importância para a prevenção e o tratamento das patologias dos diabéticos.

Em cada atendimento é realizada uma inspeção nos pés para a identificação de presença de unha encravada ou deformada, fissuras, bolhas, calosidades. Outro aspecto a ser verificado é se o calçado produz pontos de atrito, pressão plantar excessiva ou desgaste irregular.

São considerados pés de risco todos aqueles que apresentam alterações de foro neurológico, metabólico, sistêmico e vascular.

Infelizmente, muitas vezes o grande responsável pelas agressões sofridas pelos pés é o calçado, apesar de este ter sido inicialmente criado para protegê-los. No caso dos diabéticos, o calçado inadequado pode se tornar um verdadeiro “inimigo”. Porque o diabético não tem sensibilidade nos pés.

Para evitar todo e qualquer transtorno que o pé diabético possa originar, o paciente deve ter um correto e periódico acompanhamento podológico para a prevenção de possíveis complicações, não só mediante consulta com um profissional especializado, mas também com a ajuda dos familiares ou pessoas que com os diabéticos convivam.