Micoses

MICOSES – é uma infecção causada por fungos que encontram o ambiente ideal para seu crescimento.

Praticamente todas as pessoas estão expostas ao contágio, pois os fungos proliferam um pouco por toda a parte, reproduzindo-se quando estão reunidas as condições ideais, ambientes úmidos, quentes e escuros.

Existem dois tipos de micoses no pé:

• na Pele;
  • na Unha.

Qualquer que seja a sua forma as micoses são muito incômodas. Existe tratamento, mas deve sempre ser recomendado por um dermatologista e podólogo. É quase sempre prolongado não devendo ser interrompido assim que terminem os sintomas, pois os fungos podem resistir nas camadas mais profundas da pele.

MICOSES NA PELE (dermatomicoses)

Os pés são áreas cutâneas constantemente submetidas à acção do calor e umidade. Estes dois factores para além de favorecerem a colonização e desenvolvimento dos fungos, promovem localmente a maceração e fissuração da pele. Assim, estão reunidas as condições necessárias para a instalação da infecção fúngica.

A dermatomicose mais frequente e conhecida é o, vulgarmente chamado, pé-de-atleta.

Estima-se que cerca de 21% da população adulta possa estar afetada por pé de atleta ou frieira.

Normalmente entre o 4o e 5o dedos, esta patologia causa prurido, descamação, maceração e fissuras podendo estender-se às outras pregas interdigitais, à superfície plantar dos pés e até pode atingir as unhas.

O nome ‘pé de atleta’ (quando localizado entre os dedos), deve-se ao fato desta forma de dermatomicose afectar mais frequentemente os desportistas. Devido ao facto da transpiração proporcionar um ambiente favorável ao seu desenvolvimento (as pessoas que suam muito dos pés deverão ter pelo menos dois pares de palmilhas personalizadas que deverão alternar, ou dois pares de sapatos, permitindo a um secar enquanto utilizam o outro), e usar meias de algodão, que absorvem o suor.

O desporto é um dos maiores aliados desta patologia. Contudo, nem tudo o que aparece nos pés de um desportista é pé-de-atleta e nem só os desportistas têm pé-de-atleta. Também a população em geral pode ser afetada, sendo mais frequente nos homens do que nas mulheres.

Sintomas:

• Prurido (comichão);
  • Borbulhas pequenas;
  • Dor;
  • Maceração, descamação e gretas interdigitais;
  • Descamação, secura e/ou fissuras nos bordos laterais dos pés;
  • Inflamação e rubor da pele.

Se a pele não for tratada pode continuar a abrir fissuras, podendo levar a um grande desconforto e dor, bem como, proporcionar um cheiro desagradável.

MICOSES NA UNHA (onicomicose)

As onicomicoses são infecções das unhas causadas por fungos que se desenvolvem facilmente alimentando-se de queratina (substância responsável pela rigidez das unhas). Além de afetarem gravemente as unhas dos pés, são bastante incômodas e de aspecto desagradável, podendo tornar-se muito dolorosas.

Normalmente surgem por exposição direta aos fungos ou por contágio (pé-de-atleta).

Habitualmente, a unha do dedo grande é a primeira a ser afectada. No entanto, todas as outras unhas do pé podem também ser afetadas.

Os primeiros sinais da doença correspondem à modificação da cor da unha (amarelada, acastanhada ou esbranquiçada), ao seu engrossamento, ao aparecimento de depósito (tipo farinha) por baixo da unha, e/ou alteração da forma.

As onicomicoses limitam as atividades normais das pessoas, torna doloroso o uso de sapatos, além de serem extremamente desconfortáveis, inconvenientes e embaraçosas.

Fatores de Contágio:

• Locais fechados e pouco arejados, nomeadamente locais húmidos e quentes como ginásios, balneários, piscinas, saunas, instalações de apoio dos veraneantes e praias;
  • Suscetibilidade/sensibilidade por parte de cada pessoa, mas cuja natureza é ainda desconhecida;
  • Baixa imunidade do organismo, que pode ser devida a stress, doenças como a diabetes, quimioterapia, entre outros;
  • Partilha de toalhas, tapetes, meias, sapatos;
  • Praticantes de esportes;
  • Quem tem problemas como a diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e imunodeficiências, etc.

O tratamento da onicomicose é um desafio, porque a infecção fúngica fica incorporada na unha. Pode demorar um ano ou mais para a sua recuperação total, pois o crescimento da nova unha (tratada) deve substituir inteiramente a unha infectada.

O tratamento depende do tipo clínico da onicomicose, do número de unhas afetadas, e a severidade do grau de comprometimento da unha.

O tratamento com Laser oferece várias vantagens em comparação ao tratamento convencional. Não causa mal estar durante o tratamento, e não há relatos científicos de resistência do fungo ao Laser. Isso significa que mesmo a pessoa parar o tratamento por um tempo, o efeito destrutivo do Laser sobre o fungo permanecerá eficiente. Em caso de recidiva da doença, o Laser pode ser utilizado com os mesmos resultados.

Não esqueça: a interrupção do tratamento favorece a persistência do fungo, ou a sua recaída.

Consulte sempre um profissional qualificado para saber mais sobre os tratamentos indicados.